Nem todas as deficiências são visíveis. Para muitas pessoas, isso pode levar a mal-entendidos, interpretações equivocadas ou até mesmo estereótipos.
Para enfrentar esse desafio, a Irlanda lançou em 2012 o Cartão JAM (Just A Minute). Esta ferramenta simples – disponível como um cartão físico ou aplicativo móvel – permite que pessoas com deficiências invisíveis, barreiras de comunicação ou ansiedade social solicitem, de forma discreta, um pouco mais de tempo e compreensão em suas interações diárias.
Além do cartão, foi desenvolvido um programa de formação para ajudar organizações e locais de trabalho a aumentarem a consciência sobre deficiências ocultas e barreiras de comunicação. As empresas que adotaram a iniciativa relatam benefícios significativos, tais como:
- maior fidelidade dos clientes e mais recomendações positivas,
- fortalecimento da reputação como organizações socialmente responsáveis,
- maior engajamento dos colaboradores e mais sensibilidade inclusiva.
A iniciativa tem sido um verdadeiro sucesso, com:
- mais de 160.000 usuários do cartão em todo o mundo,
- mais de 20.000 pessoas formadas,
- e mais de 3.000 empresas registradas como “JAM-friendly”.
No âmbito do projeto DiTL, estamos nos inspirando na iniciativa do Cartão JAM para conceber e desenvolver novas ferramentas e recursos que promovam a inclusão, a sensibilização e o apoio a pessoas com barreiras de comunicação ou deficiências invisíveis.
Para saber mais sobre o Cartão JAM: www.jamcard.org